Poll ID 905769 does not exist.





            Parceiros

            www.vitaquario.com.br


Aquário Plantado (montando um substrato fértil)

Aquário Plantado (montando um substrato fértil)

Aquário Plantado (montando um substrato fértil)

 

Introdução 

Eesse pequeno artigo é indicado a todas as pessoas que estão iniciando nesse fantástico hobby da aquariofilia, em especial os aquários plantados. Você agora vai acompanhar de forma bem básica, como montar um aquário com substrato fértil passo-a-passo, vai saber um pouco mais sobre dois tipos de substratos e os cascalhos indicados para isolar a camada inérte.

Tipos de substratos

Bem, primeiramente devemos conheçer os tipos de substratos. Temos no Brasil dois tipos: Os que necessitam de uma camada isolante e os que não necessitam. A grande diferença entre os dois está no preço e nas propriedades que eles possuem. Os substratos inértes que não necessitam de uma camada isolante são muito mais caros, porém não afetam a coluna d'agua com relação a liberação excessiva de nutrientes. Já os substratos que necessitam dessa camada, devem ser bem protegidos, pois o mínimo dessa substância na coluna d'água pode acarretar em um surto de algas de vários tipos. A camada isolante nada mais é do que algo que impede a passagem desse substrato fértil para a coluna d'agua, sendo utilizado em sua maioria areia, cascalho de rio, etc... Outro papel fundamental da camada isolante é servir de base para a plantação das plantas, pois será atravéz dela que a raiz será conduzida até a camada fértil. Isso veremos melhor daqui para frente.

Aqui temos um exemplo de um substrato já disponível no brasil que não necessita da camada isolante. 
Elos Terra - Já disponível no Brasil

Montando passo-a-passo

Antes de iniciarmos qualquer montagem, é recomendado já ter em mãos todos os equipamentos que serão utilizados como substratos, cascalhos, filtro, termostato, iluminação, etc...
Depois dessa verificação, é hora de darmos início a montagem. Nesse artigo, vamos utilizar como substrato fértil laterita que é um composto ferroso como primeira camada e humus como segunda camada. O humus é uma materia orgânica depositada depositada no solo resultante da decomposição de animais e plantas mortas. No meu caso utilizei um tipo de humus industrializado, da marca italiana Prodac.

Aqui temos o humus, laterita e uma caixinha de Flourish Tabs que é utilizada como fertilizante também abaixo da camada isolante.
Camada Fértil

Aqui está o aquário vazio, limpo e pronto para receber o substrato
Aquário Vazio

O primeiro passo é colocar a laterita no aquário. Ela deve ser colocada sempre como primeira camada, pois se um excesso de ferro subir para a coluna d'agua, o aquário terá serio problemas com algas petecas (aguarde artigo sobre algas). Após coloca-la no aquário, deve-se espalhar de forma uniforme o melhor possivel, para que a liberação do ferro seja feita por igual para todas as plantas conforme abaixo:
Espalhando laterita

Após isso, o aquário está pronto para receber a segunda camada. O humus ou qualquer outro substrato deve ser espalho também de forma uniforme  assim como a laterita mesmo se for utilizar aclives ou declives (relevos) em seu layout. Ele deve ter uma expessura de aproximadamente 1cm de altura e cobrir toda a extenção do aquário conforme abaixo:
Colocando substrato fertil

Nivelamento. Não esqueça que o substrato deve ser nivelado de forma uniforme, tendo uma altura de aproximadamente 1cm. 
Nivelamento do substrato

Após esse nivelamento, chegou a hora de inserir a camada isolante que servirá de proteção para que essa camada fértil não suba para a coluna d'agua, evitando uma indesejável infestação de algas. O cascalho a ser utilizado deve ter uma granulometria (tamanho dos graos) de 0,5 a 2,0 mm. Esse tamanho é ideal para que o substrato fértil não suba para a coluna d'agua e para que as raizes consigam chegar até a camada fértil. Utilize cascalhos de rio com pH neutro para que eles não alterem a química da água.
Inserindo a camada isolante

Agora é hora de nivelar essa camada isolante. Aqui você pode usar sua criatividade, criando relevos, aclives, declives, etc. Lembre-se de sempre deixar no mínimo 4 cm de cascalho para a proteção da camada fértil. Abaixo ela já nivelada e pronta pra receber o hardscape (Decoração de pedras e/ou troncos).
Cascalho de rio fino lavado nivelado

Feito! Sua camada fértil e isolante estão prontas para receber as plantas aquáticas.  A partir daí, você deve deixar sua imaginação fluir, utilizando de forma harmoniosa troncos, pedras e plantas. Trabalhe bastante a parte de aclives, declives e relevos. Isso dará um efeito de profundidade ao aquário fazendo ele parecer maior do que realmente é. Esse artigo é bem simples, mas mesmo assim espero estar ajudando os iniciantes no hobby e principalmente contribuindo para que o aquarismo no Brasil cresca cada dia mais.

Qualquer duvida estou a disposição. Basta clicar no link contato e enviar uma mensagem.

Abraços!